História do CEAMIG

XXI. Muniz Barreto, este "Homem da Lua"

Piedade inaugurada e em plena operação, Muniz Barreto estava empreendendo uma outra missão: a construção do Observatório Astrofísico Brasileiro.

Mesmo na época da escolha de sítio da piedade, já se tinha conhecimento que o pico da Piedade não seria o local ideal para a instalação de um grande observatório, mas ideal apenas para a instalação de um pequeno observatório que servisse não só à formação do grupo da Universidade Federal de Minas Gerais, como de uma experiência piloto para servir de base ao futuro OAB.

Então resolveram buscar outros picos em regiões mais afastadas, solicitaram a Rogério Godoy que fizesse um levantamento detalhado das condições do pico do Itambé, e áreas como Araxá, Caldas, Três Corações, Maria da Fé, Brasopólis, Pico da Bandeira, Itatiaia, Pico dos Marins, Pedra do Sino, Bocaina, Sapucaí-Mirin, Santa-Rita, Virgínia, Pinto Negreiros, Campos do Jordão, Três Irmãos, Cristalina, Patos de Minas e Chapada dos Veadeiros.

Mas alguma coisa parecia dizer a ele que o OAB iria ser instalado em Minas Gerais.

Em 17 de fevereiro de 1970, foi montada uma estação experimental de escolha de sítio no Pico dos Dias. Passado algum tempo, mais precisamente no dia 06 de agosto de 1971, quando ele cuidava da rotina administrativa do Observatório Nacional, uma chamada telefônica o solicitava. Era José Pelúcio Ferreira, da financiadora de estudos e projetos, que queria falar-lhe de Brasília. O Presidente da República acabava de aprovar a exposição de motivos que acompanhava o projeto do Observatório Nacional, e o observatório de montanha tornava-se uma realidade.

Muniz Barreto, após perceber o piscoso lago que é o estado de Minas Gerais para vocações astronômicas, passou a valorizar ainda mais à inúmeras cartas que recebia de todas as partes do país. E se na época da construção de Piedade considerava aquele grupo de jovens da UFMG que vieram a se mestrar e doutorar em astronomia, considerava os sócios do centro em igual teor e hoje considera muitos deles como os seus "netos de Minas Gerais".

Luiz Muniz Barreto, este carioca de nascimento e mineiro de coração, nasceu no dia 02 de abril de 1925. formou-se em 1949 em engenharia civil e eletricista pela Escola Nacional de Engenharia. Licenciou-se em física em 1959 pela Universidade do Estado da Guanabara. Formou-se doutor em Ciências, na especialidade de Mecânica Racional e Celeste. Paralelamente ingressou no Observatório Nacional em 1945 onde como estagiário deu seus primeiros passos naquele que seria seu segundo lar.

O apelido carinhoso de Homem da Lua fora-lhe dado pelo então governador de Minas Gerais, Dr. Israel Pinheiro por ocasião dos trabalhos no sítio de Piedade.

 
Menu
Introdução
I. Dª Zininha Wykrota

XVII. A Construção
XVIII. O CEAMIG e a Piedade
XIX. A Inauguração do OAP
XX. Histórias da Piedade e Mateus Leme
XXI. Muniz Barreto, este "Homem da Lua"
XXII. O Centro e suas sedes
XXIII. A volta dos Mistérios
XXIV. Novamente desfeito o sonho
XXV. O Museu de História Natural
XXVI. Como Willian Herschel
 


Sugestões sobre este site: ceamig@ceamig.org.br