História do CEAMIG

XVIII. O CEAMIG e a Piedade

O pessoal do Centro estava com as atenções voltadas para as obras. Dr. Henrique Wykrota envidava inúmeros esforços para obter a verba necessária para a construção de uma cúpula para abrigar um telescópio refletor de 240mm que fora adquirido ainda na época do Centro ter o nome de César Lattes, pelo próprio Dr. Henrique.

Este telescópio tem uma história que vale a pena ser contada. O Brigadeiro Sylvio Silva, que era Astrônomo voluntário do Observatório Nacional, vinha desenvolvendo alguns telescópios portáteis para membros daquela instituição, que eram carinhosamente chamados de "Os Sputiniks do Brigadeiro Sylvio Silva".

Então os sócios do Centro cotizaram-se para a obtenção de uma verba para a aquisição de um desses Sputiniks, que mais tarde tiveram sua fabricação paralisada, pois ele era um portátil de grande peso e tamanho muito avantajado.

Era projeto do Centro instalar este telescópio em um prédio que estava sendo construído junto às instalações do observatório da Piedade, para que assim, os sócios pudessem desenvolver seus trabalhos na região ótica.

Dr. Henrique Wykrota conseguira obter do governo a verba destinada às obras de construção, mas por forças do destino esta verba foi solicitada por terceiros. Dr. Henrique, em um ato de fé que sempre o caracterizou, liberou por empréstimo o dinheiro, que acabou não sendo pago ao seu legítimo dono. Com isso as obras de construção deste prédio destinado ao CEAMIG, foram paralisadas, ficando caídas no esquecimento dos credores.

 
Menu
>
Introdução
I. Dª Zininha Wykrota

XIV. O Grupo de pesquisas
XV. Os trabalhos na Serra
XVI. Da SEA e de César Lattes nasce o CEAMIG
XVII. A Construção
XVIII. O CEAMIG e a Piedade
XIX. A Inauguração do OAP
XX. Histórias da Piedade e Mateus Leme
XXI. Muniz Barreto, este "Homem da Lua"
XXII. O Centro e suas sedes
XXIII. A volta dos Mistérios
 


Sugestões sobre este site: ceamig@ceamig.org.br