História do CEAMIG

XVII. A Construção

Para a construção do Observatório Astronômico da Piedade, fora celebrado um convênio entre o Santuário Nossa Senhora da Piedade, representando a Cúria Metropolitana de Belo Horizonte, a Universidade Federal de Minas Gerais, a Prefeitura Municipal de Caeté e o Centro de Estudos Astronômicos de Minas Gerais.

As obras foram realizadas pela construtora Diniz Ribeiro Ltda.

Dr. Henrique Wykrota, por forças do destino, era na época o odontologista que atendia aos governadores do estado, e a verba designada para a construção dos prédios era doada parceladamente, aproveitando os dias de consultas do Senhor Governador. Foi conseguido também através do presidente do honra do CEAMIG a construção de uma estrada que dava um acesso ao topo da serra.

Rodrigo Dias Társia assessorava o Dr. Magalhães Gomes na compra dos telescópios e o Dr. Muniz Barreto ajudava nos trâmites legais entre a firma Zeiss na Alemanha e o Ministério da Educação. Foram adquiridos um refletor Cassegrain de 60 (sessenta) centímetros e um refletor Coudé de 15 cm. Os equipamentos foram conseguidos graças a um acordo entre o Ministério da Educação e Cultura e a República Democrática Alemã, que visava transformar em equipamento científico o saldo comercial que o Brasil possuía com aquele País.

O referido equipamento chegou ao porto do Rio de Janeiro, de onde foi transportado para Minas Gerais, e ficou aguardando as conclusões das obras no prédio do IPR da UFMG. Posteriormente chegaram ao Brasil dois técnicos alemães para a instalação dos equipamentos.

 
Menu
Introdução
I. Dª Zininha Wykrota

XIII. A bordo do Beechcraft nasce a Estação da Piedade
XIV. O Grupo de pesquisas
XV. Os trabalhos na Serra
XVI. Da SEA e de César Lattes nasce o CEAMIG
XVII. A Construção
XVIII. O CEAMIG e a Piedade
XIX. A Inauguração do OAP
XX. Histórias da Piedade e Mateus Leme
XXI. Muniz Barreto, este "Homem da Lua"
XXII. O Centro e suas sedes
 


Sugestões sobre este site: ceamig@ceamig.org.br