História do CEAMIG

XXII. O Centro e suas sedes

Construído e inaugurado o Observatório Astronômico da Serra da Piedade, o CEAMIG, através de seu presidente Prof. Bernardo Riedel, voltaria as atenções para os problemas que haviam ficados pendentes, sendo o primeiro deles a conclusão do observatório na Piedade, os outros viriam a ser tratados com o decorrer do tempo.

O outro era estabelecer uma sede onde a diretoria e os associados pudessem-se reunir e ministrar palestras e cursos aos sócios aspirantes que ingressavam na época.

A diretoria não tinha solucionado o problema de imediato, por isto, foi mais fácil sediar-se no Laboratório Gener de Análises Clínicas, e as palestras e cursos serem feitas no auditório da Secretaria de Saúde. Quanto às aulas práticas, eram realizadas no bairro da Pampulha, pois fora conseguido por Bernardo, uma residência de propriedade de um de seus familiares.

O equipamento usado nestas aulas eram os de propriedade do Centro, e dos sócios que dispunham de telescópios. Esta época foi marcada pelo aparecimento no centro de Teodorico Gonçalves Neto e Afonso Gonçalves, dois excelentes astrônomos amadores, e de um jovem que com seus valorosos préstimos muito ajudou a entidade nos períodos em que todas as atividades pareciam sofrer paralisações, este e Hércules Pereira Neves.

Bernardo Riedel inaugurou mais tarde uma pequena loja no centro de Belo Horizonte de sua propriedade voltada para a venda de livros sobre astronomia e de telescópios, a ASTROTEC, e ali o pessoal fez por muito tempo um ponto de referência, sendo conseguido mais tarde um auditório através de Hércules P. Neves.

O CEAMIG, teve também uma outra pessoa que muito colaborou com aqueles que ali chegavam para associar-se ao centro. Este colaborador era funcionário de Bernardo Riedel, figura sem par na gerência da loja, trata-se do Sr. Davi Diniz Barbosa, Davi com desvelo, ajudava não só a Bernardo Riedel, mas também aos que ali chegavam para filiar-se ao centro, ele realmente não media esforços para que o centro trabalha-se em harmonia, carregando projetor de slides ou selecionando fichas de inscrição, lá estava ele com seu trabalho sem interesse para ajudar a todos.

 
Menu
Introdução
I. Dª Zininha Wykrota

XVIII. O CEAMIG e a Piedade
XIX. A Inauguração do OAP
XX. Histórias da Piedade e Mateus Leme
XXI. Muniz Barreto, este "Homem da Lua"
XXII. O Centro e suas sedes
XXIII. A volta dos Mistérios
XXIV. Novamente desfeito o sonho
XXV. O Museu de História Natural
XXVI. Como Willian Herschel
XXVII. Cristóvão, este jovem curioso
 


Sugestões sobre este site: ceamig@ceamig.org.br