História do CEAMIG

XIX. A Inauguração do OAP

Após montadas as cúpulas e os equipamentos, o Observatório Astronômico da Serra da Piedade (OAP) já tinha condições de entrar em operação.

As instalações destinadas ao CEAMIG não foram concluídas no tempo hábil. Finalmente a data foi marcada para novembro de 1972 com uma solenidade pouco formal. Discursos abundantes houveram, pessoas ilustres aumentavam o brilho da solenidade que contavam ainda com as presenças do Exmº Sr. Ministro da Educação e Cultura, Jarbas Gonçalves Passarinho, do Sr. governador do Estado Rondon Pacheco e do Sr. Reitor da Universidade Federal de Minas Gerais Dr. Marcelo Vanconcelos Coelho.

O CEAMIG, fazia-se representar então pelo seu Presidente, Profº. Bernardo Riedel e alguns de seus sócios fundadores: Dr. Henrique, Dª Zininha Wykrota e Rodrigo Társia. Mas uma surpresa aguardava muitos dos que ali se encontravam; ao ser descerrada a flanela que cobria a placa comemorativa, os representantes do CEAMIG não viram ali o nome da entidade, nem seu nome nos vários discursos que foram proferidos ali naquele dia. Houveram ainda pessoas que, a título de conselho aos observadores mais exaltados pela gafe cometida, pedir que não fosse mencionado o nome do CEAMIG, nesta solenidade. Esta foi a homenagem que receberam aqueles que sofreram as aguras do frio, e os problemas mais adversos possíveis. O fato é que, quando se faz algo para o bem da ciência, não se espera nomes em placas que se perdem com o tempo, nem mesmo em discursos que são esquecidos no transcorrer da vida, mas sim o reconhecimento humano como está gravado em cicatrizes profundas, nos corações dos que trabalharam para a conclusão da primeira fase do projeto OAB, construído mais tarde na cidade de Brasópolis MG.

O Observatório de Piedade entrou em operações tendo como diretor o professor Francisco de Assis Magalhães Gomes. Após sua aposentadoria foi substituído pelo Profº Theodoro J. Vives.

Assim foi um pouco a História da Construção do Observatório Astronômico da Serra da Piedade, que muito deve a Domingos Costa, Abrahão de Moraes, Luiz Muniz Barreto, Henrique e Zininha Wykrota, Jean Rösch, Francisco de Assis Magalhães Gomes e sobretudo aqueles que foram os verdadeiros heróis: os jovens da SEA e do Centro de Estudos Astronômicos de Minas Gerais.

 
Menu
Introdução
I. Dª Zininha Wykrota

XV. Os trabalhos na Serra
XVI. Da SEA e de César Lattes nasce o CEAMIG
XVII. A Construção
XVIII. O CEAMIG e a Piedade
XIX. A Inauguração do OAP
XX. Histórias da Piedade e Mateus Leme
XXI. Muniz Barreto, este "Homem da Lua"
XXII. O Centro e suas sedes
XXIII. A volta dos Mistérios
XXIV. Novamente desfeito o sonho
 


Sugestões sobre este site: ceamig@ceamig.org.br