História do CEAMIG

XVI. Da SEA e de César Lattes nasce o CEAMIG

Após serem encerrados os trabalhos da Piedade, a SEA não mais tinha atividade constante como anteriormente. O Centro de Estudos Astronômicos César Lattes de Minas Gerais também vivia o mesmo problema, pois os trabalhos nas estações para escolha de sítio para o observatório havia consumido todo o tempo disponível do pessoal de ambas as sociedades, e não havia mais motivo para estarem separadas.

Caio Márcio Rodrigues iria fazer mestrado em Mecânica Celeste, e como ele outros iriam trilhar o mesmo caminho, Eduardo Janot Pacheco, José Teotônio Ferreira, Roberto Vieira Martins, Rogério Rodrigues e Walter Maciel fizeram mestrado e doutorado em astrofísica.

Rodrigo Dias Tárcia seguiria mais tarde para a França, onde faria doutorado no observatório de Paris, na Seção de Astrofísica de Meudon.

Foram realizadas diversas reuniões entre os membros da SEA e do César Lattes, na tentativa de chegarem a um denominador comum para a junção das entidades. Ao final desses encartes nasceu o CEAMIG Centro de Estudos Astronômicos De Minas Gerais.

O CEAMIG, além de continuar com o programa de base que é a divulgação da Astronomia no estado, assumiria também a mesma postura da SEA, tornando-se também centro de pesquisas adotando algumas das suas idéias. Para símbolo da nova entidade poucas modificações foram feitas. Cortaram a barba do velhinho, que ficou com uma aparência nova, retiraram os dizeres escritos em latim e por fim retiraram o nome de César Lattes.

César Amansueto Lattes era um físico e se sentia uma pessoa estranha à astronomia, e na época não tinha tempo para vir a Belo Horizonte agradecer a homenagem que lhe fora feita. Hoje se sente até um pouco acanhado em aparecer devido ao fato ocorrido.

Mas tal como Galileu Galilei em 1632, perante a inquisição do santo ofício, perguntou o que poderia ele fazer, "se a terra continua a girar em torno do sol" a ciência continuava e naquela época, o Centro de Estudos Astronômicos de Minas Gerais passava a ser a principal entidade a divulgar a astronomia no nosso estado.

 
Menu
Introdução
I. Dª Zininha Wykrota

XII. Nos Observatórios americanos o OAB tornar-se-ia realidade
XIII. A bordo do Beechcraft nasce a Estação da Piedade
XIV. O Grupo de pesquisas
XV. Os trabalhos na Serra
XVI. Da SEA e de César Lattes nasce o CEAMIG
XVII. A Construção
XVIII. O CEAMIG e a Piedade
XIX. A Inauguração do OAP
XX. Histórias da Piedade e Mateus Leme
XXI. Muniz Barreto, este "Homem da Lua"
 


Sugestões sobre este site: ceamig@ceamig.org.br