História do CEAMIG

XIV. O Grupo de pesquisas

O fato é que o pessoal que fora planejado para a realização dos trabalhos não possuía conhecimentos de Meteorologia.

É então que Paulo Marques dos Santos, chamado carinhosamente por Muniz Barreto de alto, moreno e simpático, devido aos governadores Magalhães Pinto e Israel Pinheiro simpatizarem com sua pessoa logo de saída, ensinaria àqueles jovens a técnica das observações meteorológicas, a organização de programas, instalação e calibração de instrumentos, dando um exemplo de trabalho e provas de sua grande competência.

Compunham aquele grupo, Rogério Godoy, Eduardo Janot, Rodrigo Társia, Rogério Rodrigues, Suez Bitencourt, Caio Rodrigues, Hiperides Ateniense e Paulo Bandeira.

Luiz Muniz Barreto, este " Homem da Lua ", como era conhecido nos gabinetes do Palácio da Liberdade, conseguiu com o CNPq, três bolsas que eram divididas em cotas iguais.

Paulo Bandeira não tinha participação nestas cotas, pois fora contratado pelo conselho para desenvolver as observações durante a semana, uma vez que os demais membros eram estudantes universitários e só tinham os finais de semana e os períodos de férias para trabalharem nos sítios.

Dr. Henrique Wykrota, para não deixar o grupo sem um meio de transporte, conseguiu com o Dr. Eliseu Resende, então diretor do DER a concessão de um Jipe, e a construção de uma barraca de madeira, para abrigo contra o mau tempo.

Frei Rosário Joffily, o encantador mestre da Piedade, fornecia a alimentação preparada carinhosamente por Dª Josina para os jovens que ali ficavam expostos às aguras do frio. Tudo em nome da ciência.

E assim, os alicerces do desenvolvimento da astronomia no Brasil eram mais uma vez firmados nas alturas das montanhas mineiras.

 
Menu
Introdução
I. Dª Zininha Wykrota

X. Do marasmo surge a SEA
XI. O Brasil e a União Astronômica Internacional
XII. Nos Observatórios americanos o OAB tornar-se-ia realidade
XIII. A bordo do Beechcraft nasce a Estação da Piedade
XIV. O Grupo de pesquisas
XV. Os trabalhos na Serra
XVI. Da SEA e de César Lattes nasce o CEAMIG
XVII. A Construção
XVIII. O CEAMIG e a Piedade
XIX. A Inauguração do OAP
 


Sugestões sobre este site: ceamig@ceamig.org.br