História do CEAMIG

XII. Nos Observatórios americanos o OAB tornar-se-ia realidade

Durante a viagem a Berkeley por ocasião da 11ª assembléia geral da IAU, realizada entre 15 a 24 de agosto de 1961, Luiz Muniz Barreto e Abrahão de Moraes, visitaram os observatórios de Monte Palomar e Mont Wilson e lá, começaram a planejar a instalação de um grande observatório no Brasil.

No ano de 1964, ocorreria a 12ª assembléia geral da IAU em Hamburgo, Alemanha Ocidental. Ali seria a ocasião propícia para contatar os astrônomos dos centros mais adiantados e discutir os planos de desenvolvimento da astronomia no Brasil. Muniz e Abrahão mantiveram contato com o Dr. André Danjon, e este designou uma comissão chefiada pelo Dr. Jean Delhaye e constituída pelos doutores Roger Cayrel e Jean Rösch. Pouco depois esta comissão desembarcava no Rio de Janeiro para estudar a possibilidade da instalação do observatório e também a elaboração de um programa de formação de jovens em astrofísica.

O encarregado pela escolha de sítio de instalação deste observatório seria o Dr. Jean Rösch, que era então diretor do Observatoire du Pic du Midí na França.

O Dr. Lélio Gama, diretor do ON, imediatamente colocou o Dr. Luiz Muniz Barreto a disposição de Abrahão de Moraes, e este encarregou Muniz de iniciar as pesquisas de escolha de sítios para a instalação do futuro OAB, juntamente com Jean Rösch.

Muniz Barreto estava radiante, pois assim via tornar-se realidade um sonho que vinha desde a época de Domingos Fernandes Costa.

Fora conseguido através do Ministério da Aeronáutica um avião Beechcraft para inspeção aérea, que compreenderia o norte e este do estado de São Paulo e o estado de Minas Gerais.

 
Menu
Introdução
I. Dª Zininha Wykrota

VIII. Os Mistérios na TV
IX. Um presente que caiu do céu
X. Do marasmo surge a SEA
XI. O Brasil e a União Astronômica Internacional
XII. Nos Observatórios americanos o OAB tornar-se-ia realidade
XIII. A bordo do Beechcraft nasce a Estação da Piedade
XIV. O Grupo de pesquisas
XV. Os trabalhos na Serra
XVI. Da SEA e de César Lattes nasce o CEAMIG
XVII. A Construção
 


Sugestões sobre este site: ceamig@ceamig.org.br