História do CEAMIG

VIII. Os Mistérios na TV

O Centro já possuía um programa de atividades muito intenso perante o grande público mineiro, mas mesmo assim seu programa de trabalho era mantido.

Naquela época em Belo Horizonte, uma emissora de televisão recém-criada, era responsável pelos índices elevados de audiência no grande seio da família mineira: era a saudosa TV Itacolomi.

Através de seu diretor artístico, Dr. Francisco Barroca Marinho, que também produziu o programa Mistério do Firmamento na rádio Mineira, fora produzida e adaptada uma série de programas para a televisão.

O programa na televisão, assim como no rádio, era narrado pelo Dr. Heros Campos Jardim, que mais tarde seria substituído por Gilberto Freire. Obedeciam uma seqüência básica que dava a impressão de ser um curso regular. Era um veículo de comunicação, informação e divulgação da astronomia a nível popular, inspirado no projeto que Roquete Pinto havia desenvolvido no Rio de Janeiro.

O programa era levado ao ar pela TV Itacolomi uma vez por semana, no horário de 21:00 às 21:15 e contava com a valorosa ajuda do Sr. Geraldo Lessa, que pesquisava em bibliografias astronômicas os assuntos e as fotografias a partir das quais eram produzidos os slides que eram projetados. Ao fundo, a espetacular narração do Dr. Heros e Gilberto Freire, com o bom timbre de voz que sempre os caracterizaram, fizeram com que o programa tivesse enormes índices de audiência.

O programa ficou no ar por quatro meses aproximadamente, e só foi retirado do ar, devido a exaustão que acarretava a sua produção, e também devido a necessidade da rede de TV apresentar outros programas na mesma faixa de horário.

Sem sombra de dúvida este foi mais um fator que veio a contribuir não só para a divulgação do Centro de Estudos Astronômicos César Lattes de Minas Gerais, como também para o desenvolvimento da astronomia em Minas.

 
Menu
Introdução
I. Dª Zininha Wykrota

IV. Os mistérios do Firmamento
V. O Centro de Estudos Astronômicos César Lattes de Minas Gerais
VI. Um sonho que ainda não se tornou realidade
VII. A lei de Utilidade Pública
VIII. Os Mistérios na TV
IX. Um presente que caiu do céu
X. Do marasmo surge a SEA
XI. O Brasil e a União Astronômica Internacional
XII. Nos Observatórios americanos o OAB tornar-se-ia realidade
XIII. A bordo do Beechcraft nasce a Estação da Piedade
 


Sugestões sobre este site: ceamig@ceamig.org.br