Últimas Notícias


23-04-2011

Observadores do CEAMIG participam do 4º Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica

Durante os feriados que celebraram a semana santa deste ano, observadores do CEAMIG tiveram a oportunidade de participar do 4º Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica, sendo este evento, uma realização do Instituto Federal Fluminense de Educação, Ciência e Tecnologia (IFF), Clube de Astronomia Louis Cruls, Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima e Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes.

Na oportunidade de uma comunicação oral, foi abordado o tema: "Registros Observacionais dos Eclipses Totais Lunares" onde Antônio Campos e João França puderam apresentar um breve histórico dos registros observacionais realizados pelo CEAMIG desde 1993, os resultados obtidos no último eclipse total da Lua em dezembro último, bem como ainda apresentar em de forma inédita, as previsões de emersões das crateras lunares para o próximo eclipse que ocorrerá em 15 de junho próximo.

Ilustrada com fotografias realizadas pela equipe do Vaz Tolentino Observatório Lunar, foi ainda apresentado de forma sintética, as atividades públicas e de registros fotográficos realizadas por alguns clubes e grupos de astronomia do estado de Minas Gerais quando da ocorrência desses eventos.

É importante ainda mencionar que, além de diversos observadores brasileiros representando seus clubes de astronomia, nesta edição do Encontro Internacional, contou ainda com a participação dos astrônomos(as): Manoj Pai (Índia), Joan Chamberlain, Michael Uberty e Mike Simmons (EUA), Rosa Doran (Portugal), Enrique Torres (Venezuela), Julio Daniel Blanco Zarate (Uruguai), Babak Tafreschi (Irã), Jin Zhu (China) e Virgiliu Pop (Romênia), bem como ainda dos cosmonautas russos Pavel Vinogradov e Oleg Kotov, o astronauta norteamericano Charles Moss Duke Jr. (Apollo 16) e do brasileiro Marcos Pontes.

Além de diversos painéis sobre atividades astronômicas e desenvolvidas no Brasil e Moçambique, o encontro ainda teve mostras como a da Professora Maria Elizabeth Zucolotto (Do outro Mundo - Os ET´s invadem Campos dos Goytacazes), os 15 anos do Clube de Astronomia Louis Cruls e a exposição "Ao Infinito e Além" do Clube de Astronomia Leonardo da Vinci e do Centro cultural Vila Lage de São Gonçalo-RJ.


Charles Duke (Apollo 16), Antônio Campos, João França e Breno Campos.


Da esquerda para direita: Rosa Doran, Virgiliu Pop, João França, Antônio Campos, Kleber Ribeiro, Mike Simmons e Breno Campos.


Equipe do CEAMIG no 4º EIAA


Equipe do CEAMIG presenteia o Jornalista e Astrofotógrafo iraniano Babak A. Tafreshi.


O astronauta Charles Duke, recebe de presente uma camisa do CEAMIG.


Voltar