Projeto Atlas

Testes

Para dar andamento ao projeto com base em dados reais, fizemos um teste do espelho primário e confirmamos a sua distância focal (2.518 mm).

Após a construção dos elementos do tubo e utilizando uma base altazimutal provisória, serão feitos testes dos sistemas de posicionamento, focalização, acionamento dos filtros e da câmara CCD.

Ficou definido que assim que conseguirmos retirar o conjunto da oficina da Cemig, ele será remontado no terraço do CSA, onde poderemos acoplar os acessórios e dispositivos de acionamento da declinação, conjunto de suporte do secundário, sistema de focalização da câmara CCD e suporte de oculares para observação visual.
Em seguida poderemos iniciar os testes.

Foi construído um dispositivo para simulação do sistema de acionamento para permitir uma melhor avaliação e entendimento da capacidade de programação do sistema de orientação e posicionamento. Todos os procedimentos funcionaram a contento trazendo inclusive a possibilidade de adaptação deste sistema aos outros telescópios já existentes que vêm sofrendo interrupções devido a falhas de suas placas eletrônicas. Com o domínio desta tecnologia, poderemos a curto prazo automatizar qualquer telescópio dos nossos associados.

Instalamos o espelho primário e fizemos as correções no sistema da célula. Tivemos que completar algumas soldas na estrutura da célula.
Construímos e instalamos o conjunto do suporte do secundário. O secundário foi cortado para ganhar mais estabilidade e alguns milímetros na posição do focalizador, que ficou 35 mm mais curto.
O sistema de fixação precisou de algumas correções e foi instalado um anel de ajustagem.
Durante as observações iniciais foi constatada uma pequena limitação no curso do focalizador. Ele foi reconstruído com um perfil mais baixo, gerando uma folga extra de 20 mm.
Foi construído um contra-peso para compensar a falta do focalizador automático e da câmara CCD.
Devido às condições meteorológicas ainda não foi feito um teste completo do alinhamento e da qualidade de imagem.

Somente depois de acertados e refinados os sistemas mecânicos, a compatibilidade de software e de equipamentos acessórios o conjunto será deslocado para a Serra da Piedade para a montagem final e testes definitivos.