Projeto Atlas

Memorial descritivo

O memorial descritivo deverá conter registros de detalhes da fabricação, montagem e acabamento, com a indicação de fontes dos acessórios, especificaçoes de materiais e detalhes de montagem de modo a permitir os futuros reparos, alterações e manutenções. Ele servirá também como catálogo de peças e manual de operação.

O telescópio Atlas será construído em aço ASTM-A36, pintado na cor areia (Esmalte sintético Suvinil acetinado cor areia 50406855) nas superfícies externas e com preto fosco anti-reflexo (esmalte sintético Suvinil preto fosco) nas superfícies internas, expostas aos componentes ópticos.

Será instalado sobre uma montagem equatorial tipo split-ring, com as mesmas características de acabamento, com excessão da superfície da pista de apoio do anel, que receberá uma camada de cromo duro, depositada galvanicamente.

A caixa central foi construída com chapas de aço ASTM-A36 de 3 mm e os eixos com aço 1020. As roscas de fixação do suporte e do alojamento da célula são M6 x 1.

Os parafusos de suporte e ajustagem da célula são tipo Allen M8 x 1,5.

Os rolamentos do eixo de declinação são 6208-2RS vedados com lubrificação permanente.

O rolamento do eixo polar será um 2208 (autocompensador de esferas) para permitir a movimentação do mancal na ajustagem do pólo. A tampa de retenção do rolamento foi fixada com parafusos de 1/4" ao invés dos de 6 mm conforme previsto no projeto.
Os rolos de suporte e acionamento terão seus eixos apoiados em quatro rolamentos 6304-2RS (vedados e com lubrificação permanente). Os pinos foram fixados com parafusos Allen sem cabeça.

O projeto do suporte da célula foi alterado, tendo sua altura reduzida em 10 mm, para melhorar a folga entre o alojamento da célula e o anel do split-ring. Esta alteração foi compensada com um aumento proporcional nos tirantes de suporte do anel frontal.

Os tirantes foram construídos com tubos de alumínio de Ø 1-1/2" x 1/16" (Ø 38 x 1,6 mm) e tiveram suas pontas prensadas em quatro camadas para aumentar a resistência da barra, que será fixada através de parafusos de Ø10 x 25 mm com uma arruela lisa do lado da barra.

A aranha foi montada com raios de 2 mm com 290 mm de comprimento.

Arquivos privados

Voltar a Arquivos privados

Voltar a Arquivos privados