Projeto Atlas

Definições da montagem

Três alternativas de montagem foram estudadas:

1- Montagem equatorial ao berço, com descentralização para permitir livre acesso ao pólo e condições ótimas para a fotografia com câmaras CCD.

2- Montagem em forquilha com anel de apoio.

3- Montagem tipo split-ring, com um anel retificado de grande diâmetro, que servirá para o sistema de tracionamento.

Esta tabela tenta avaliar cada item como Positivo (+1) Indefinido (0) ou Negativo (-1). Os pontos indefinidos podem depender de soluções técnicas ou alternativas viáveis.

QuesitoBerçoForquilhaSplit-ring
Cabe no prédio+1 0+1
Estabilidade+1-1+2
Viabilidade técnica+20+1
Custo+1-2-1
Manutenção+1-1-1
Tracionamento (RA)-1+1+2
Massa-1+1+2
Contra-pesos-2+1+1
Acesso à ocular-1+1+1
Precisão no posicionamento do eixo polar +2-1-2
    
    
Aparência-20+2
Pontuação +4 0 +6

O telescópio irá operar cobrindo a faixa de declinação de +52 a -90, a região mais privilegiada de todo o céu.

A estrutura será construída em aço estrutural com componentes de alumínio e o telescópio terá um tubo aberto, tipo truss clássico, num arranjo newtoniano.

A estrutura, totalmente equipada, terá uma massa móvel estimada de 310 kg, montada sobre rolamentos e perfeitamente equilibrada, o que permitirá seu posicionamento por pequenos motores de corrente contínua com tecnologia PWM (modulação por largura de pulso) através de um sistema de redução tipo coroa / sem-fim com 230 mm (9") de diâmetro no eixo de declinação, e por apoios rolantes num anel tipo split-ring para o eixo polar (AR).

A massa estará distribuída entre os componentes móveis: tubo (130 kg) e o conjunto do eixo polar tipo split-ring (214 kg), e uma base fixa (101 kg), totalizando 445 kg.