Página em construção


Observatório Ceamig-Rea



Código MPC: I77

O observatório foi montado por Cristóvão Jacques e Eduardo Pimentel no bairro Céu Azul, em Belo Horizonte e funciona em parceria com o Ceamig. Conta com um telescópio Meade LX-200 de 12" (304 mm) de abertura, sobre uma montagem equatorial totalmente automatizada.
A lado foi montado o novo telescópio Rana Caída, de 305 mm com montagem equatorial em ferradura, tipo "split-ring", que está sendo automatizado.

Um computador com diversos periféricos, conectado à Internet gerencia a rede. Programas especiais recebem as instruções, abrem o roll-off-roof e inicializam o telescópio.

Através de uma conecção FTP o computador recebe o programa de observação para cada noite. Os objetos são classificados por ordem da Ascensão Reta e o computador aponta o telescópio, iniciando a aquisição de dados. Cerca de 700 galáxias podem ser fotografadas durante uma noite de trabalho. Ao amanhecer o observatório é fechado e os arquivos de dados ficam disponiveis para o acesso.

Estes arquivos são baixados e analizados pelo sistema de busca de supernovas. Qualquer ítem suspeito é então analizado visualmente e programadas novas fotos para a confirmação do evento antes da comunicação à IAU.